Redes, Montagem de Computadores, Tecnologia e muito mais. Aulas do CURSO PEP - Montagem e Manutenção de Computadores e Introdução a Informática.Sistemas - Caratinga - MG
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
SATA - Serial ATA
HD - Disco Rígido - Hard Disk Parte I
Portas de Comunicação
Unidades de Armazenamento–CD/DVD ROM
CD-ROM e Kit Multimídia
HD - Disco Rígido – Parte II
Disco Rígido - Hard Disk - Post anterior
Unidades de Armazenamento – Floppy Disk– “apostila”
Floppy Disk ou simplesmente Disquete
Aula 06 - Arquivos e Pastas (outro artigo) de 2011
Montagem e Manutenção - Memórias ROM e RAM
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Aula 6 - Cuidados ao Manusear Dispositivos eletrônicos
Aula 6 - Energia Estática
Para começar, dê uma olhada ao seu redor. Tudo o que você vê ― e até aquilo que não consegue enxergar, como o ar ― é composto por átomos. Nós, seres humanos, também não escapamos disso: somos um amontoado de átomos. E, grosso modo, podemos dizer que os átomos são formados por três partículas com cargas elétricas diferentes:
- prótons, que possuem carga positiva;
- elétrons, com carga negativa; e
- nêutrons, que não possuem carga.
Prótons e nêutrons se concentram no núcleo do átomo e, normalmente, não saem de lá. Já os elétrons orbitam esse núcleo e possuem um pouco mais de liberdade, podendo, inclusive, mudar de um átomo para outro. Assim, quando um átomo perde elétrons, ele possui mais carga positiva do que negativa. E aquele que ganha elétrons acaba com mais carga negativa.
Alguns materiais, chamados de isolantes, não favorecem a movimentação de elétrons através deles, como o vidro, plástico ou tecido. Em contrapartida, os materiais chamados de condutores permitem que os elétrons passeiem livremente por eles. Esse é o caso dos metais, por exemplo.
Quando dois materiais isolantes diferentes são esfregados juntos, elétrons são transferidos de um material para o outro. Quanto mais tempo eles forem esfregados, mais elétrons serão transferidos e maior será a carga elétrica acumulada pelos objetos. A energia estática é o acúmulo dessas cargas nas superfícies dos objetos.
Já ouviu falar de que os opostos se atraem? Pois, neste caso, a regra é levada muito a sério. Se dois objetos possuem cargas elétricas opostas, eles se atraem. Caso as cargas sejam iguais, eles se repelem, ou seja, se afastam um do outro. Com isso em mente, fica mais fácil entender por que as pessoas podem tomar choque ao abrir a porta.
Ao caminhar sobre um carpete, o corpo da pessoa acumula elétrons que se desprendem do “chão”. Ao tentar abrir a porta, essa carga negativa acaba sendo transferida para o metal do trinco, que é um material condutor. É nesse momento que a pessoa sente o choque estático.
O evento é mais frequente no inverno, quando o ar está mais seco. Durante o verão, a umidade do ar acaba aliviando a carga elétrica extra que o corpo humano pode carregar. Por isso, uma das formas de evitar choques estáticos é manter um umidificador no ambiente.
Apesar de parecer inofensiva, a energia estática pode causar danos irreparáveis a componentes eletrônicos. Técnicos que trabalham com manutenção de PCs e outros dispositivos eletrônicos se preocupam constantemente em se livrar das cargas acumuladas em seus próprios corpos. Caso contrário, eles podem descarregar essa eletricidade.
Para ter uma ideia de quão devastadora pode ser a energia, basta saber que uma pessoa chega a acumular uma carga de 12.000 volts em seu corpo ao caminhar sobre um carpete, sendo que apenas 10 volts seria o suficiente para danificar um microchip. Felizmente, essa energia não costuma trazer riscos à vida humana, já que possui baixa amperagem.
Antes de iniciar a manutenção em seu PC, lembre-se de se livrar de toda a energia estática presente em seu corpo. Para isso, você pode encostar suas mãos em superfícies metálicas não pintadas, como a fonte de alimentação do computador.
Como evitar a energia estática
Mesmo que você não trabalhe com a manutenção de computadores, pode ser que queira ficar livre dos pequenos choques ou pelo menos reduzir, ao máximo, as chances de acabar queimando um pente de memória ou disco rígido ao manuseá-lo. Para isso, existem diversas dicas que podem ser seguidas para reduzir o acúmulo de energia estática no próprio corpo.
Para começar, é necessário evitar, ao máximo, o contato frequente com outros objetos. Afinal, a maneira mais fácil de ganhar ou perder elétrons é friccionar suas mãos ou pés em objetos como tapetes e blusas de lã. E por falar em roupas, tente usar sempre peças feitas de fibras naturais, como o algodão, já que fibras sintéticas (como nylon e poliéster) costumam acumular mais energia estática.
Já que estamos falando de boa aparência, cabe mais uma dica: quem costuma secar os cabelos antes de pentear pode usar um secador com emissor de íons, que ajuda a neutralizar a carga acumulada nas madeixas.
Além disso, há também as pulseiras antiestáticas, que podem ser usadas diariamente. Porém, não adianta apenas carregá-las no pulso: é necessário que elas sejam conectadas a um sistema de aterramento para que a energia seja descarregada.
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/16339-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-energia-estatica.htm
Fonte: http://www.tecmundo.com.br
Lição para Vida – Discurso de Bill Gates
O reitor de uma Universidade do Sul da Califórnia enviou um e-mail para a Microsoft convidando Bill Gates a fazer um discurso no dia de formatura, incentivando os formandos no início de suas carreiras e, para sua surpresa, Bill Gates aceitou.
Aula 06 - Teclas de Atalho para BrOffice Writer
Aula 05 - Transmissão de Dados
aula 06 - Organização Lógica das Informações
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Aula 4 - TRANSMISSÃO DE DADOS
Em eletrônica e especialmente em circuitos digitais síncronos, o clock é um sinal usado para coordenar as ações de dois ou mais circuitos eletrônicos. Um sinal de clock oscila entre os estados alto e baixo, normalmente usando um duty cycle de 50%, e gerando uma onda quadrada. Circuitos que usam o sinal de clock para sincronização podem se tornar ativos no ápice, na queda ou em ambos os momentos do sinal de clock (por exemplo, uma DDR SDRAM).
O hertz (símbolo Hz) é a unidade de frequência derivada do SI para frequência, a qual é expressa em termos de ciclos por segundo a frequência de um evento periódico, oscilações (vibrações) ou rotações por segundo (s−1 ou 1/s). Um de seus principais usos é descrever ondas senoidais, como as de rádio ou sonoras.
COMPONENTES DE UM COMPUTADOR
O projeto lógico de um computador foi desenvolvido pelo matemático húngaro John von Neumann (1903-1957). Em sua proposta, von Neumann sugeriu que as instruções fossem armazenadas na memória do computador. Até então elas eram lidas de cartões perfurados e executadas, uma a uma.
Armazenar as instruções na memória, para então executá-las, tornou o computador mais rápido, já que no momento da execução, as instruções são obtidas mais rapidamente. A maioria dos computadores de hoje em dia segue ainda o modelo proposto por von Neumann, pois apresenta um funcionamento adequado, representado na Figura ao lado.Baseados no projeto realizado por von Neumann, também chamada arquitetura de von Neumann, podemos dividir o hardware dos computadores nos seguintes blocos: CPU, memória, dispositivos de entrada e dispositivos de saída.
CPU (Unidade Central de Processamento): A CPU (do inglês Central Processing Unit) é responsável pelo controle central do computador, desde a busca dos dados até os cálculos matemáticos necessários para as operações. A CPU coleta os dados recebidos pelos dispositivos de entrada, envia-os ao local correto de processamento, calcula o resultado e o armazena na memória, para depois enviar este resultado para os dispositivos de saída adequados. Ela pode ser comparada com o cérebro humano, pois é a CPU que governa todo o funcionamento do corpo (hardware).
1 OS COMPUTADORES ELETRÔNICOS
1.1 A era da Válvula
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Aula 05 - Normas para trabalhos acadêmicos
Todos trabalhos acadêmicos devem ser formatados seguindo as normas da ABNT. As normas da ABNT são uma só, porém, cada instituição (ou mesmo orientador), entende que ter normas próprias é mais apropriado. Isso causa uma confusão no aluno, pois são raras as instituições que disponibilizam suas normas de forma completa, esclarecendo todos os pontos relevantes na formatação.
1ª Aula– Arquitetura do Computador
Com a evolução das primeiras maquinas de calcular até os primeiros computadores, eram concebidoas apenas para efetuar calculos e nada mais. Mas com as ideias propostas por John Von Neumann que os computadores passaram de maquinas de calcular para “cerebros eletronicos”. Neumann propôs o computador como um sistema nervoso central e para isso eles teriam que ter três características:
- Codificar as instruções de uma forma possível de ser armazenada na memória do computador. Von Neumann sugeriu que fossem usados uns e zeros.
- Armazenar as instruções na memória, bem como toda e qualquer informação necessária a execução da tarefa, e
- Quando processar o programa, buscar as instruções diretamente na memória, ao invés de lerem um novo cartão perfurado a cada passo.
Seguindo a arquitetura, os computadores possuem quatro sessões principais, a unidade lógica e aritmética, a unidade de controle, a memória e os dispositivos de entrada e saída.
Mesmo com os avanços da tecnologia o modelo proposto por Neuman ainda é utilizado.
Os computadores atuais são compostos:
Gabinete ou CPU – onde ficam agrupados os diversos componentes do computador: O processador (Unidade Lógica e artitmética) a Unidade de Controle e a memória.
Dispositivos de entrada: basicamente teclado e mouse e Dispositivos de Saída: monitor e /ou impressora.
PROCESSADOR - O processador é composto basicamente de quatro partes:
- · Unidade lógica e aritmética (ULA) ou em inglês Arithmetic Logic Unit (ALU) é a unidade central do processador (Central Processing Unit, ou simplesmente CPU), que realmente executa as operações aritméticas e lógicas referenciadas pelos opcodes. É, na verdade, uma “grande calculadora eletrônica” do tipo desenvolvido durante a II Guerra Mundial, e sua tecnologia já estava disponível quando os primeiros computadores modernos foram construídos.
- · Unidade de controle, responsável por gerar todos os sinais que controlam as operações no exterior do CPU, e ainda por dar todas as instruções para o correto funcionamento interno do CPU; a apoiá-la/o terá a colaboração de uma outra estrutura/actor (o decodificador de instruções).
- · Registradores são outro elemento,uma memória veloz que armazena comandos ou valores que serão importantes para o processamento de cada instrução. Os registros mais importantes são: – Contador de Programa (PC) – Sinaliza para a próxima instrução; – Registro de Instrução (IR) – Registra a instrução da execução; Os outros realizam o armazenamento de resultados intermediários.
- · Memory Management Unit (MMU)é um dispositivo de hardware que transforma endereços virtuais em endereços físicos e administra a memória principal do computador.
memória primária é aquela acessada diretamente pela Unidade Lógica e Aritmética. Tradicionalmente essa memória pode ser de leitura e escrita (RAM) ou só de leitura (ROM).
Memória Secundária – ou memória de massa – é utilizada para guardar as informações por longos periodos como:Hard disk, disquetes, Cd´s , pen-drives e etc.
Memória Terciárias – modelo mais complexo de massa e mais lento, utiliza várias tecnologias, por exemplo backups automatizados em fitas ou nas nuvens “internet”.
Dispositivos de Entrada: Entende-se como um sistema que permite introduzir dados do exterior num computador ou outro sistema computadorizado com o intuito de os processar ou servirem para controle de processamento.
Dispositivos de Saida: é qualquer dispositivo que permita ao computador disponibilizar informações para o exterior para que sejam posteriormente utilizadas.
Então por defnição poderíamos considerar uma interface de rede ou modem como dispositivo de entrada e saída de dados. Na realidade só é considerado dispositivos de entrada ou saída as informações (dados) que converte elementos físicos utilizados pelo ser humano ou máquina em informação digital.
Podemos citar alguns Dispositivos de Entrada que utilizamos atualmente. Nos primórdios da computação o principal dispositivo era o cartão perfurado.
Joystick – converte os movimentos em sinais digitais que serão interpretados pelo sistema.
Apontador – é um minusculo joystick colocado junto ao teclado e foi muito utilizado em computadores portatéis.
Touch-Pad – pequena tela táctil que se faz corresponder com o cursor, apenas deslizando o dedo move-se o cursor. Possibilita utilizar a propria tela como botao do mouse apenas pressionando mais forte o driver do dispositivo intrerpreta como sendo um clique do mouse.
Scanner- é um periferico responsável por digitalizar imagens, fotos e textos, através da emissão de um feixe de luz sobre o objeto e sensores fotoeletricos que transforma a luz refletida em sinal digital. Existem vários tipos: de mão, de lampada móvel e de slides.
Quanto a aplicação distiguem-se os de imagem, códigos de barra os de OCR (optical Caracter Recognition) reconhecimento optico de carateres, este último tem a missão de reconhecer o desenho e transforma-los em caracteres alfanumericos.
Ainda existem outros inumeros dispositivos que podem ser considerados dispositivos de entrada: como caixas de som, cameras de vídeo, unidades de disquete, cd-rom,etc.
Dispositivos de Saída:
Monitores: é o mais conhecido dispositivo de saída, assemelha-se a uma televisão, sãos os monitores tipo CRT (Cathodic Ray Tube), Tubo de raios catodicos. Os LCD´s e LED´s são os mais utilizados atualmente.
Impressoras: sãos os dispositivos mais comuns de saída para o meio físico (papel).
As impressoras dividem-se em grandes grupos: matricial ou de impacto, jato de tinta, laser e impressoras especiais: plotter, cera e térmica.
Dispositivos de Entrada de Saída: são os dispositivos que funcionam como entrada e saída ao mesmo tempo. São os monitores Touch Screen. tem as características de saida equivalentes aos monitores normais, mais permitem a introdução de dados através de toques na tela.
Existem vários tipos: condensador, infravermelho, acústicos, força, resistivos e capacitivos.
Outros dispositivos como gravadores de CD/DVD, Data Show e inumeros outros podem ser considerados dispositivos de saída.
Fonte: Wikipedia
domingo, 10 de junho de 2012
1ª Aula–História
Os primórdios da Informática mescla-se principalmente com o desenvolvimento da matemática, física e a evolução das comunicações. De certa forma, todo o conhecimento humano une-se hoje em ambientes da tecnologia da informação.
Vamos traçar uma linha do tempo com os acontecimentos mais importantes para a evolução da computação:
2500 A.C Abaco - O ábaco foi a primeira tecnologia de cálculo conhecida. Iniciou-se com a contagem de pedrinhas e aperfeiçoou-se no Oriente. Até o final do século 20, o soroban, o ábaco japonês, e o milenar suanpan, o ábaco chinês, eram ensinados nas escolas desses países.
1614 – John napier – criador dos logaritmos, desenvolveu os bastões de napier ou ossos de napier - eram tabelas de multiplicação gravadas em bastão, o que evitava a memorização da tabuada.
1618-1648 - Wilhelm Schickard (1592-1635) criou uma maquina capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Essa máquina foi perdida durante a guerra dos trinta anos (1618-1648), sendo que recentemente foi encontrada alguma documentação sobre ela.
1642 – Blaise Pascal – criou uma calculadora que efetuava operações de soma e subtração por meio de engrenagens que chamou de La pascaline. Pascal ainda contribuiu decisivamente para a criação de dois novos ramos da matemática: a Geometria Projetiva e a Teoria das probabilidades.
1673, o matemático alemão Gottfried Leibniz constrói uma máquina de calcular mecânica com base na calculadora de Pascal, mas incluindo multiplicação
1703 Leibniz desenvolveu a lógica em um sentido formal e matemático, utilizando o sistema binário. Em seu sistema, uns e zeros também representam conceitos como verdadeiro e falso, ligado e desligado, válido e inválido.
1801 Joseph Marie Jacquard, mecânico francês, (1752-1834) inventou um tear mecânico controlado por grandes cartões perfurados. Sua máquina era capaz de produzir tecidos com desenhos bonitos e intrincados. Foi tamanho o sucesso que Jacquard foi quase morto quando levou o tear para Lyon, pois as pessoas tinham medo de perder o emprego. Em sete anos, já havia 11 mil teares desse tipo operando na França.
1820, Charles Xavier Thomas, conhecido como Thomas de Colmar, projetou e construiu uma máquina capaz de efetuar as 4 operações aritméticas básicas: a Arithmomet. Esta foi a primeira calculadora realmente comercializada com sucesso.
1837 – Charles Babbage – o projeto de Babbage era totalmente mecânico, composto de uma memória, um engenho central, engrenagens e alavancas usadas para a transferência de dados da memória para o engenho central e dispositivos para entrada e saída de dados. O calculador utilizaria cartões perfurados e seria automático. O equipamento possuía todas as características de um computador moderno.
1854 - George Boole (1815-1864) publicou os princípios da lógica booleana, onde as variáveis assumem apenas valores 0 e 1 (verdadeiro e falso), que passou a ser utilizada a partir do início do século XX.
1890 - Herman Hollerith (1860-1929), que inventou uma máquina capaz de processar dados baseada na separação de cartões perfurados (pelos seus furos). A máquina de Hollerith foi utilizada para auxiliar no censo de 1890, reduzindo o tempo de processamento de dados de sete anos, do censo anterior, para apenas dois anos e meio. Ela foi também pioneira ao utilizar a eletricidade na separação, contagem e tabulação dos cartões.
1924 – criada a empresa que Hollerith criou passa a se chamar International Business Machines,ou IBM,como é hoje conhecida.
Em 1930, o engenheiro Vannevar Bush desenvolve um computador com válvulas.
1936 - O primeiro computador eletro-mecânico foi construído por Konrad Zuse (1910–1995), esse engenheiro alemão construiu, a partir de relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1. Zuse tentou vender o computador ao governo alemão, que desprezou a oferta, já que não poderia auxiliar no esforço de guerra. Os projetos de Zuse ficariam parados durante a guerra, dando a chance aos americanos de desenvolver seus computadores.
1943 Colocou-se em operação uma máq uina para decifrar códigos nas mensagens enviadas pelos alemães, o Colossus Mark I e seguido pelo Colossus Mark II. Colossus Mark I foi o primeiro computador digital programável. Só que o projeto era secreto somente vindo a publico na decada de 70. Ficando o posto de primeiro computador para o Eniac
1945 O Computador e Integrador Numérico Eletrônico, ou ENIAC (Electronic Numerical lntegrator and Computer), que nasceu da necessidade de resolver problemas balísticos. Era composto de 18000 válvulas, 15000 relés e emitia o equivalente a 200 quilowatts de calor. Essa enorme máquina foi alojada em uma sala de 9m por 30m.
1947 – TRANSISTOR - no dia 23 de Dezembro de 1947 o mundo conhecia o transístor, o primeiro amplificador eletrônico de estado sólido. Mais do que substituir as válvulas eletrônicas, o transístor logo se revelaria como uma das ferramentas mais importantes já criadas pelo homem.
1958 – Jack Kilby demonstra o funcionamento do primeiro circuito integrado. Ele trabalhava com uma técnica de micro módulos (dispositivos empilhados como pratos) e imaginou a possibilidade de, ao invés de empilhar os componentes, fabricá-los no mesmo pedaço de material.
O primeiro protótipo era um era um oscilador de deslocamento de fase, um circuito simples que convertia corrente contínua em corrente alternada. Ao invés de utilizar vários componentes discretos, fabricou então uma tira fina de germânio com quatro terminais de contacto mais o terminal de terra, sendo composto por um transístor, um capacitor e três resistores. Todo o material era unido através de cera.
Trabalhando paralelamente Robert Noyce, em 1959 também apresenta sua própria idéia de circuito integrado. Enquanto o Ci de Kilby era de germânio, o de Noyce era Silicio.
1969 – O homem chega à Lua, em um esforço científico que possibilitou o avanço de várias tecnologias ainda utilizadas e aperfeiçoadas até hoje.
1975 Em fevereiro, Bill Gates e Paul Allen desenvolvem a primeira linguagem para microcomputadores, o Basic.
1976 Surgiu a Apple, fundada pela dupla Steven Jobs e Stephen Wozniac, no fundo da garagem de Jobs. Começaram fabricando computadores para vender em lojas da vizinhança, enquanto Wozniac aperfeiçoava o desenho. Foram fabricadas 200 peças. Na época, o computador custava US$ 666,66.
O Apple-I tem 4 Kb de memória RAM (expansível para 8 Kb ou 48 Kb com cartões de memória). O processador é de 1 MHz e a tela é monocromática, com resolução de 280 x 192.
Poucos meses depois, um novo produto foi apresentado que pesava pouco mais de cinco quilos, podia gerar gráficos coloridos com um mínimo de chips e possuía uma indiscutível sofisticação. O Apple II passou a ser considerado o microcomputador que lançou, de uma vez por todas, essa indústria no mercado.
1977 -
Surge o Commodore PET (Personal Eletronic Transactor), O Apple II apresenta características inovadoras: circuito impresso em sua placa-mãe, fonte de alimentação, teclado e cartuchos para jogos.
Aparece mais um computador pessoal, o Tandy Radio Shack's (TRS-80), que vende no primeiro ano mais de 10 mil unidades
No sentido horário do canto inferior esquerdo eram a Radio Shack TRS-80, o Apple II e Commodore PET. Destes três, o vendedor destaque melhor e foi o Apple II, que não veio com um monitor, mas poderia ser ligado a uma televisão para produzir gráficos a cores impressionantes (para 1977).
1977-1978 - O VAX 11/780, da Digital Equipment Corporation, caracterizou-se por ser uma máquina capaz de processar até 4.3 gigabytes de memória virtual, provando ser mais rápido dos minicomputadores da época.
O disco flexível de 5 ¼" transformou-se na medida padrão de software para computadores pessoais, logo após que a Apple e o Tandy Radio Shack's introduziram seus softwares para este formato, antes utilizava-se disco de 8”.
1980
O primeiro Hard Disk Drive para microcomputadores é capaz de armazenar cinco megabytes de dados. Foi produzido pela Seagate Technology.
A Phillips desenvolve o primeiro disco óptico de armazenamento de dados. Tinha uma capacidade sessenta vezes maior que o disco de 5 ¼".
Um computador habilitado com alto desempenho na busca de informações é inventado por John Shoch, da Xerox.
1981
A IBM lança o PC-5150, o antecessor de todos os micros existentes atualmente. Tinha 64 Kbytes de memória e velocidade de 4,77 megahertz. O MS-DOS foi o software utilizado pelo PC-5150, o que proporcionou uma aliança entre a IBM e a Microsoft. Criado por equipe de 12 engenheiros.
O primeiro computador portátil é lançado, o Osborne I.
1982 O lotus 123 é desenvolvido por Mitch Kapor para o PC da IBM
1983 - A Apple desenvolve o primeiro computador pessoal com interface gráfica.
A Compac lança seu primeiro PC com software da IBM.
O Windows e o Word são apresentados pela Microsoft.
1984
A Apple lança o Macintosh, o primeiro computador com mouse e interface gráfica. A utilização do disquete de 3 ½" cresceu devido à sua utilização no Macintosh.
A IBM lança o PC-AT, mais rápido que o original, tornou-se um grande sucesso por sua ótima performance e grande capacidade de armazenamento.
1985
A Microsoft lança uma versão do Windows e do Word que rodam em computadores Macintosh.
A Internet ganha força com a ligação de cinco grandes computadores de universidades americanas com o NFSNET.
O mercado de CDs de música aumenta com a alta capacidade de armazenamento de CD-ROMs.
A linguagem de programação C++ surge e domina a indústria de computação
1987
A IBM lança o PS/2 fabricado com drivers de 3 1/2´´.
O microprocessador 68030 da Motorola é desenvolvido.
1988 – a internet é aberta para interesses comerciais
1989
A Intel e a Motorola lançam novos processadores com mais de um milhão de transistores
1990
Há uma atualização do windows. O Windows 3.0, que foi lançado em 22 de maio, é compatível com o MS-DOS.
Nasce a World Wide Web com desenvolvimento do HTML. Criada por Tim bernes-Lee.
1991
Uma aliança entre a Apple, a IBM e a Motorola produz o Power PC.
A web – foi disponibilizada mundialmente.
1992 - A versão 3.1 do Windows chega às lojas.
1993 - O Pentium, da Intel, é lançado. Tem 3,1 milhões de transistors, memória de 4 gigabytes e velocidade de 66 megahertz.
O PC 486 da IBM incorpora o Windows 3.1.
O MOSAIC – considerado o primeiro browser e o primeiro a rodar em ambiente Windows.
1994 -A Netscape Communications é fundada
1995 - O WINDOWS 95 é lançado.
1996 - O Pentium Pró é lançado.
1997 - O Netscape Navigator 2.0 é o primeiro browser com suporte para o Java Script.
O DEEP BLUE da IBM ganha do campeão de Xadrez GARY KASPAROV.
1998 - É lançado o Pentium II.
A versão do Windows 98 chega às lojas.
1999 - O Linux é lançado pelo finlandês Linus Torvald.
2000- A Intel lança uma quantidade limitada de Pentium III. Windows Millenium é lançado
2001 - O Linux Kernel é lançado.
O Pentium 4 é apresentado.
2002 – O Windows XP é lançado
2006 – Pentium Duo Core é lançado;
O Windows Vista é lançado.
2009 - É lançado o Windows 7, diferente do Windows Vista o Win 7 é mais simples e grandes novidades como suporte a touch screen, leitura nativa de Blu-Ray e HD-DVD.
A intel Lança os processadores Core I3,I5 e I7 que contem núcleos reais e virtuais que utiliza a tecnologia Hyper Threading, e placa controladora gráfica, agilizando ainda mais a comunicaçaõ com chipset.
2012 – aguardamos o lançamento do Windows 8 que promete funcionar em várias plataformas seja Pc, Celular ou tablets.
Considero estes fatos importantes que tornaram hoje a informática como um bem comum a humanidade, existem muitos outros não citados neste texto que contribuiram para o avanço da tecnologia.