O projeto lógico de um computador foi desenvolvido pelo matemático húngaro John von Neumann (1903-1957). Em sua proposta, von Neumann sugeriu que as instruções fossem armazenadas na memória do computador. Até então elas eram lidas de cartões perfurados e executadas, uma a uma.
Armazenar as instruções na memória, para então executá-las, tornou o computador mais rápido, já que no momento da execução, as instruções são obtidas mais rapidamente. A maioria dos computadores de hoje em dia segue ainda o modelo proposto por von Neumann, pois apresenta um funcionamento adequado, representado na Figura ao lado.Baseados no projeto realizado por von Neumann, também chamada arquitetura de von Neumann, podemos dividir o hardware dos computadores nos seguintes blocos: CPU, memória, dispositivos de entrada e dispositivos de saída.
CPU (Unidade Central de Processamento): A CPU (do inglês Central Processing Unit) é responsável pelo controle central do computador, desde a busca dos dados até os cálculos matemáticos necessários para as operações. A CPU coleta os dados recebidos pelos dispositivos de entrada, envia-os ao local correto de processamento, calcula o resultado e o armazena na memória, para depois enviar este resultado para os dispositivos de saída adequados. Ela pode ser comparada com o cérebro humano, pois é a CPU que governa todo o funcionamento do corpo (hardware).
A CPU é formada pelos seguintes elementos:
- Unidade de controle, aquela que é responsável pela busca de instruções na memória principal e pelos sinais de controle que determinam que tipo de operação será realizada com os dados.
- Unidade lógica aritmética (ULA), ela é capaz de realizar operações, ou seja, realizar os cálculos matemáticos necessários para as tarefas.
- Registradores (memória pequena de alta velocidade), eles são capazes de armazenar resultados temporários.
- Memória interna: aquela que contém dados e instruções que o computador precisa utilizar imediatamente e que estão sempre à disposição dele. Pode-se comparar com as informações (nomes de pessoas conhecidas, datas importantes, dentre outras) que possuímos guardadas no nosso cérebro, que estão lá assim que precisamos.
- Memória externa (principal): aquela que atua como um local de armazenamento permanente de informações que o computador precisa usar de vez em quando. Pode se comparar com os livros que temos que usamos algumas vezes para obter alguma informação que desejamos e que não lembramos imediatamente. Todavia, não podemos acessá-las tão rapidamente quanto as informações que temos armazenadas em nosso cérebro.
Dispositivos de saída de dados: Uma vez que o computador aceitou as instruções e processou a informação, ele utiliza o dispositivo de saída como meio de comunicar o resultado ao usuário, como mostra a Figura 24. Os dispositivos de saída mais comuns são a tela do monitor, a impressora e as caixas de som.
Se compararmos com o nosso corpo, os dispositivos de saída são nossa boca, nossas mãos, etc. Eles fazem com que possamos falar e escrever, ou seja, processar os dados ou informações de entrada e enviá-los para o mundo externo.
Dispositivos de entrada e saída de dados: Alguns dispositivos podem servir tanto para a entrada de dados como para a saída deles. São exemplos destes dispositivos as impressoras que também funcionam
como scanners, os modems e os monitores sensíveis a toque (como os usados em terminais eletrônicos de bancos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário